neurotransmissores x patologias

Diversas doenças, inclusive graves, estão intimamente ligadas a distúrbios relacionados a neurotransmissores. Distúrbios de produção (seja o excesso ou deficiente produção), deficiências na recaptação e na destruição, excesso ou escassez de receptores de neurotransmissores podem provocar sintomas que variam com neurotransmissor, com o mecanismo afetado e com a região do encéfalo envolvida. Alguns neurotransmissores são bem conhecidos e sua relação direta com certas doenças são famosas. A depressão, um exemplo, é causada pela baixa quantidade de neurotransmissores liberada na fenda sináptica. A associação da depressão a distúrbios no metabolismo de serotonina é famosa, no entanto, este não é o único neurotransmissor envolvido na doença. Alguns estudos relacionam a depressão a distúrbios no metabolismo de dopamina e noradrenalina. Não há certeza de todos o neurotransmissores envolvidos, mas pesquisas do uso de medicações indicam os neurotransmissores citados acima. Os principais sintomas são: humor deprimido; perda de interesse, prazer e energia; cansaço por qualquer coisa; concentração reduzida; auto-estima reduzida; idéias de culpa e inutilidade; sono perturbado e apetite reduzido. Somente um em cada quatro deprimidos procuram ajuda. Se houver a manifestação de todos ou da maioria dos sintomas citados o melhor é procurar um médico. O tratamento consiste basicamente em psicoterapia e remédios antidepressivos. O antidepressivo mais usados atualmente são os chamados inibidores seletivos dos recaptadores de serotonina (ISRS), como o nome já diz eles inibem a recaptação de serotonina.

Outra associação famosa é a da dopamina a doença de Parkinson. A quantidade de dopamina na substância negra e no corpo estriado do telencéfalo é extremamente baixa nos portadores desta doença (menos de 10% do normal). A perda ocorre durante anos, mas só são percebidas quando chegam a menos de 40% do normal. A doença de Parkinson está relacionada a degeneração precoce dos neurônios dopaminérgicos nigroestriados. Esta doença costuma manifestar por tremor de repouso, rigidez muscular, lentidão de movimentos e alterações da marcha e do equilíbrio. Além da dopamina outras neuroaminas, como a noradrenalina e serotonina, também são afetadas mais muito menos que a dopamina. Na doença de Parkinson os níveis de acetilcolina parecem estar normais mas, a falta de dopamina cria uma descompensação entre a dopamina/acetilcolina. Isto leva a descoordenação motora. Apesar da doença de Parkinson ser neurodegenerativa e crônica há tratamento que minimizam os sitomas, mas não tem a capacidade de inibir a progreção da doença. Os pricipais fármacos mimetizam a dopamina ou a substituem. A doença de Parkinson afeta 1% dos indivíduos com mais de 60 anos e é mais comum nos homens.
postado por Washington

7 comentários:

Adrianna Dutra disse...

Boa noite, farei um comentário rápido, ou terão que ouvir duas décadas de sofrimento.Para quem já passou por muita coisa, médicos e remédios, além de estudos aprofundados
Psiquiat,psic,neurociência,Farmacole...)Só para vcs terem uma idéia de como me aprofundei, para entender o que acontecia comigo.Bem, qto aos neurotransmissores,dizem que não são a causa origem, da depressão.Mas, através de sua manipulação, consegue-se entender o mecanismo do Cérebro, pois são eles os moduladores das informações.O problema pode ser quantidade na sinápse ou problemas na recaptação.Pode até ser nos próprios receptores. A questão que eu gostaria de abordar, é qto à Serotonina.Não acho que seja a "Rainha" das soluções. Pela minha experiência com medicamentos, e olha que é bem vasta, eu NUNCA, me senti aliviada com medic.IRSS.Pode até ser que, num momento de desespero ela tenha contribuído.Mas nunca me reestabeleceu humor benéfico.Ás vezes tomava o remédio ano seguidos, sem sentir qq benefício, e de repente parava. E é como não tivesse acontecido nada.Eu acredito sim, que tenha que dar o a mesma importância, à Dopamina. Claro que com muitos cuidados já que ela pode solicitar um neuroransmissor antagonista,levando tudo á estaca à zero.A questão aí etá na combinação de vários neurotrans.Sei que a Dopamina já foi utilizada no passado, sem sucesso,devido aos seus efeitos colaterais...Tudo bem, a questão é rever seu uso.
No mais, parabéns pelo belo, e esclarecedor site. Sintam-se à vontade para entrar em contacto comigo a qualquer momento, e sem, qq constrangimento.
Um grande abraço a todos e com muita admiração,

ADRIANA DUTRA
adutra_darth@hotmail.com

'PRATICANDO O FUTEBOL' disse...

Boa noite sou Adriana Rossi, mãe de um menino que nasceu portador da síndrome da Dandy Walker, tem 2a e 9 meses, apenas 10% do cerebelo e hidrocefalia, já se passaram algumas intervenções cirúrgicas, muitas internações hospitalares, e desde março ultimo lutamos com um inimigo que nos destrói aos poucos, e compromete meu bebe com exames, hemogramas e radiações diárias, assim peço encarecidamente que leiam a ultima postagem do meuangelo.blogspot.com e me ajudem a ajudar meu filho. O desespero esta tomando conta por mais que lutemos, peço que nos ajudem com o melhor a ser feito, se continuar o tratamento onde está, se convém buscar tratamento em outro estado, em algum hospital especializado e referencia, por favor exames são feitos diariamente e nada apresenta de forma que meu filho dorme a aproximadamente 42 horas ininterruptas tamanha sua fraqueza.
Se puderem me indicarem um hospital referencia no tratamento de neuropatas, um tratamento alternativo, não sei o que pudermos fazer em prol do nosso menino, por favor
Att,
Adriana Rossi

Unknown disse...

Tratamento com Ibogaína , sua última tentativa!!!!
Entre em contato conosco que temos valores
e condições de pagamentos.
www.ibogacuradrogas.com.br
contato@ibogacuradrogas.com.br
(11) 4605-2744
(18) 3745-0591

Claudio Carvalho disse...


Bom dia.
Excelente site. Não sei como agradecer pelos aportes e informações. Este site é a prova de que a Internet pode prestar serviços vitais à sociedade. Muito obrigado!!!

Anônimo disse...

alguem pode me ajudar, tenho um trabalho para fazer da faculdade o assunto é (patologias envolvidas na falta ou excesso dos neurotransmissores, se algum puder me ajudar com artigos fico grato.

arb_1024@hotmail.com

Leona Knight disse...

Fui diagnosticado com Herpes há 2 anos e tentei todos os meios possíveis para obter a cura, mas sem sucesso, até que vi um post em um fórum de saúde sobre um Herbal Doctor (Dr. Akhigbe) que prepara fitoterapia para curar todos os tipos de doenças como Herpes, no começo eu duvidava, se era real, mas decidi experimentá-lo, quando entrei em contato com o Dr. Akhigbe através do seu e-mail: drrealakhigbe@gmail.com ele me guiou e preparou um remédio herbal e me enviou através de correio Serviço de entrega, quando recebi o pacote (fitoterapia) Ele me deu instruções sobre como consumi-lo, comecei a usá-lo conforme as instruções e parei de receber surtos e as feridas começaram a desaparecer, você poderia acreditar que estava curado desse vírus mortal dentro de duas a três semanas e percebe mudanças no meu corpo. Dias de uso deste remédio, não pude acreditar na cura a princípio, até que eu veja como meus HERPES são limpos como mágica O Dr. Akhigbe também usa seu remédio herbal para curar doenças como HIV, HERPES, CÂNCER, ALS, DOENÇA CRÔNICA, FRIO COMUM , DOENÇA CARDÍACA, LÚPUS, ASMA, DIABETES A HEPATITE A E B. CEZEMA, DOR DOR, INFECÇÃO EXTERNA, ASMA, EPILEPSIA, AVC, DOENÇA RIM, ACME. DOENÇA DE PARKINSON etc Entre em contato com este excelente médico de ervas hoje em dia o pai da cura de raízes à base de plantas. via e-mail: drrealakhigbe@gmail.com ou whatsapp ele +2348142454860 e seja curado permanentemente Ele é real ... site: https: drrealakhigbe.weebly.com

Unknown disse...

Interessante❤

 


Templates Novo Blogger 2008