Belladona

Atropa Belladona

Muito já foi falado no blog sobre o mecanismo de ação da acetilcolina no corpo, inclusive a sua importância em atividades parassimpáticas.
Antagonistas são compostos muito presentes no mecanismo de controle da atividade neurotransmissora do corpo. No caso da acetilcolina, quem trabalha como antagonista das atividades desenvolvidas pela mesma é chamada de atropina.
Atropina (dl-hiosciamina) é uma substância extraída principalmente de um planta chamada AtropaBelladona(http://www.horsedata.co.uk/images/Plants/deadly%20nightshade.jpg ) ,podendo ser encontrada também em figueira-do-inferno ou maçã-do-diabo. Nomes de plantas bem sugestivos provavelmente pela ação da Atropina.
Ácidos aromáticos e bases orgânicas resultam em ésteres presentes no composto.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem:Atropine.svg

A Atropina atua competindo com neurotransmissores muscarínicos (neurotransmissores que tem como destino a região sensitiva das proteínas G, intimamente ligadas a transdução de sinais), ligando-se a sítios de ligação comuns a sítios de ação da Acetilcolina.

http://www.ff.up.pt/toxicologia/monografias/ano0708/g19_beladona/mec1

Dentre tantos efeitos, o mais comentado é o de alteração de freqüência cardíaca. Como contrações do miocárdio estão ligadas ao Sistema Nervoso Autônomo parassimpático e simpático e a Acetilcolina no caso inibida age sobre o SNA parassimpático, um controle de freqüência fica comprometido pela Acetilcolina. O principal efeito é a taquicardia, contribuindo para a vasoconstrição e aumento da pressão quando ministrada em doses clínicas.

http://www.lavimar.com.ar/imagenes/atropina.jpg

Controle sobre contrações intestinais, sudorese e secreções também fazem parte do conjunto de efeitos da Atropina, fazendo com que ela seja considerada um pré-anestésico também.
Pralidoxima é a droga responsável por remover o inibidor Atropina.

http://www.fas.org/nuke/guide/usa/doctrine/dod/fm8-9/figB-Ip3.gif

Postado por Rômullo Medeiros

0 comentários:

 


Templates Novo Blogger 2008