Usos Medicinais da Maconha


            Um assunto largamente discutido hoje em dia é o Uso Medicinal da Maconha. Vários estudos já foram realizados para verificar exatamente onde a droga age e os possíveis benefícios dessa ação. Já foi também comparada a diferença entre o uso crônico e a exposição aguda à droga.

            Como já expliquei na apresentação do painel, já se sabe quais são os receptores para a substância ativa principal da maconha, o THC, e onde estes se localizam, sendo assim, possível prever as alterações causadas por estes. Levando isto em consideração as possíveis utilidades da maconha seriam:

           

            Como Analgésico - Experiências feitas com animais e em homens indicam que a maconha pode produzir um efeito analgésico. Porém, não se sabe exatamente a potencia e a duração desse efeito. Os pacientes que poderiam ser beneficiados com o uso da maconha neste caso, seriam os com um quadro clinico de cor crônica.

 

            Como Antiemético - o THC tem ação antiemética, ou seja, evita vômitos. Apesar de esse efeito ser menor do que outros antieméticos já existentes, seria possível usa-la para pacientes que apresentam resistência para os antieméticos atuais.



     Tratamento de Glaucoma - Este é o caso onde é mais incentivado o uso da Cannabis, porém os dados atuais não suportam essa indicação. A pressão alta intra-ocular é um dos fatores de risco para o desenvolvimento do glaucoma e a maconha poderia agir diminuindo esta pressão. Mas esse efeito é de curta duração e só é conseguido com altas doses da droga. Como as altas doses provocam muitos efeitos indesejáveis e as medicações já existentes são bastante efetivas e com efeitos colaterais mínimos, os autores acreditam que o uso da Cannabis nessa condição ainda não está indicado.

       



     Tratamento de Anorexia - Como o THC tem a capacidade de aumentar o apetite, a Cannabis seria uma opção para tratar pessoas com falta de apetite. Deve-se, porém ressaltar que pessoas com anorexia costumam ser muito agitadas e podem não gostar dos "efeitos colaterais" da maconha, que seriam diminuir o "ritmo" dessas pessoas.

 

            Por fim, temos que levar em consideração o fato de a maconha ser uma droga psicotrópica e pode causar dependência e tolerância ou ainda estimular o uso de drogas mais pesadas. Por isso uso da maconha para fins medicinais é, ainda, tão controverso.

 

Por Bruno B. do Nascimento

0 comentários:

 


Templates Novo Blogger 2008